Sabrina Garcez aborda ‘Lei Umbiguinho’ em evento no RJ

23 de maio de 2024 às 15:49

A vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) participa nesta sexta-feira (24), no Rio de Janeiro, da 4ª edição do “Todo Parto Importa”, para abordar o tema “Agora é Lei! Assistência Psicológica no Ciclo Gravídico – Puerperal”, que trata da Lei Umbiguinho, de sua autoria e que garante assistência psicológica durante o trabalho de parto e após o nascimento.

O evento organizado pelo Instituto Suassuna teve início no dia 22 e reúne profissionais, estudantes e casais que se interessam em saber mais sobre a hora do parto. Representante do executivo municipal goiano, Sabrina destacou que a Lei nº 10.798/2022 objetiva a garantia de uma maternidade segura e respeitosa, garantindo assistência psicológica durante o trabalho de parto e após o nascimento. “Essa lei foi integrada à Lei nº 10.887, visa consolidar as normas de proteção e defesa da mulher em Goiânia, conforme estabelecido pelo artigo 119”, explica a presidente municipal do Republicanos.

De acordo com Sabrina, a iniciativa gerou impacto regional e suscitou uma ampla discussão nacional sobre a importância do atendimento psicológico às gestantes durante o trabalho de parto e no pós-parto. A vereadora avaliou que o resultado dessa discussão, foi a alteração na legislação federal, incluindo o atendimento psicológico às gestantes durante o trabalho de parto e o pós-parto no Estatuto da Criança e do Adolescente, representando um avanço significativo na garantia dos direitos das mulheres em todo o país.

“É muito importante discutirmos as políticas públicas relacionadas ao puerpério e ao parto nesse congresso, vai de encontro com a nossa Lei de Umbiguinho, para garantir assistência psicológica durante o parto, assegurando esse suporte fundamental para as mulheres que inspirou a Lei Federal nº 14.721, sancionada em 2023 pelo presidente Lula”, afirmou a vereadora Sabrina Garcez.

Durante sua participação no evento, Sabrina Garcez compartilha sua experiência sobre a criação da Lei Umbiguinho e contribuiu para a discussão sobre políticas públicas voltadas para a maternidade e a assistência emocional e psicológica no parto. “O nosso objetivo agora é que esse atendimento seja garantido nas maternidades públicas e tenho trabalhado em parceria com a prefeitura para viabilizar essa iniciativa inicialmente para as mães de natimortos e espero que logo consigamos ter profissionais de psicologia em todos os partos”, destaca Sabrina.

Campanha de prevenção à gravidez na adolescência

No evento também será lançada a campanha de prevenção à gravidez na adolescência – uma abordagem inovadora para o bem-estar emocional e físico de jovens mães, com a divulgação de um curso único do Instituto Suassuna. A iniciativa visa equipar jovens mães com ferramentas para enfrentar desafios emocionais, fortalecer suas identidades e construir relacionamentos mais saudáveis.

Também será lançado o livro Todo Parto Importa Il: Assistência Psicológica no Parto – Uma Obra Essencial para Compreender a Importância do Acompanhamento Psicológico no Parto publicação feita por especialistas da equipe Umbiguinho e prefácio escrito por Laura Uplinger, psicóloga e vice-presidente da Associação Nacional para a Educação Pré-Natal (ANEP-Brasil).

Tags: